TIMOR LORO SAE: 500 ANOS
€20.00
[Preço não incluí portes de envio]
A primeira história de Timor publicada em língua inglesa (e traduzida para português). Baseando-se em variadas fontes em línguas europeias e arquivos Gunn apresenta-nos uma perspectiva colateral sobre o funu timorense – ou a arte da guerra –, e as incursões dos forasteiros e lança as bases para uma reflexão sobre diversas questões que se colocam relativamente a Timor.
Ter-se-ão devido exclusivamente a uma atitude contra a cobrança de impostos as rebeliões que abalaram a ilha nos séculos XIX e inícios do XX? Terá a grande revolta de Boaventura, nas primeiras décadas do século XX, lançado as sementes do nacionalismo timorense? Ou será que esta e outras rebeliões deverão ser explicadas como uma versão do funu timorense? Terá o colonial-capitalismo na colónia Portuguesa lançado as bases para um estado independente viável? Ou, finalmente, foi Timor, mais do que colónia, governado como um protectorado? De que forma podemos avaliar a tradição timorense? O que constitui identidade timorense? E, na verdade, como é que se reacendeu o funu timorense, talvez reformulado e reimaginado, no seio da juventude de Timor perante a ocupação assassina e genocida dessa nação de meia-ilha?
Informação Adicional:
Ano: | Matosinhos, Portugal, Setembro 1999 |
---|---|
Dimensões: | 18 x 24 cm |
Páginas: | 355 |
Tipo: | Brochado |
Textos: | Português e Inglês |
Sugestões Relacionadas
Related products
-
Estudos / Ensaios e Documentos
COMENTÁRIO À LEI PENAL CHINESA
Obra inédita na área jurídica que visa proporcionar ao jurista de formação portuguesa elementos que lhe permitam obter o melhor proveito do diálogo, centrado em Macau, entre as culturas jurídicas chinesa e europeia continental.
O livro fornece ainda um vasto conjunto de informação nos domínios da história, da política e da sociologia, de interesse para o leitor que se mostre atento às diversas manifestações da cultura chinesa.
-
Estudos / Ensaios e Documentos
A CHINA
Livro de uma riqueza iconográfica fora do normal sobre a China (e em especial sobre Macau). Cerca de 50 gravuras em extra-texto a cores e centenas de fotografias (com grande incidência sobre Macau) de excelente qualidade emprestam a esta edição um elevado apuramento gráfico. Escrita à beira do início da II Guerra Mundial, A China reflecte, em determinados passos e sobretudo no capítulo relativo a Macau, a expectativa vivida no Extremo Oriente, e defende, de um ponto de vista da época, a presença portuguesa nestas paragens.
Lançada em 1936, A China surge reeditada, com novo aspecto gráfico, mais de 60 anos depois.
-
Coleção Caderno de Apontamentos
TAIPA E COLOANE – MACAU DA OUTRA BANDA
Um trabalho pioneiro de divulgação da Taipa e de Coloane, apoiado num rico acervo de imagens antigas e num levantamento fotográfico das ilhas em finais do século XX. A história das ilhas, as indústrias tradicionais, com especial relevo para o fabrico de panchões, a Aviação Naval, as pontes, as corridas de cavalos e a modernidade do aeroporto, são aspectos peculiares desta “outra banda” de Macau.
-
Biografia
NASCIDO PARA VENCER: D. José da Costa Nunes, Bispo de Macau, Patriarca das Índias, Cardeal (1880‐1976)
O percurso longo desta biografia e o estatuto do seu protagonista facultam-nos um acesso privilegiado às raízes recentes da Igreja Católica em Macau, Malaca, Singapura, Timor e Índia. Aí vemos como a gesta missionária dos portugueses se prolongou pela primeira metade do século XX e soube conviver criativamente com a variação constante das circunstâncias sociais, políticas e culturais. (Do “Prefácio”)
-
Estudos / Ensaios e Documentos
MACAU: SOCIEDADE E DESPORTO
Em Macau: Sociedade e Desporto faz-se uma leitura da sociedade de Macau, a partir da análise do desporto e do ludismo que aqui se praticam. Observa-se a dinâmica sociocultural desta sociedade original e diferente, através das suas práticas ludo-desportivas, entendendo-se estas como expressão daquela. Olha-se 0 desporto como chave de leitura da sociedade.
-
Colecção História
MACAU HISTÓRICO
Primeira tradução em português do Historic Macau (a partir da edição de 1926, apreendida e queimada, por ordem do Governo do Território) que é considerado pelos especialistas como o melhor e mais completo trabalho de conjunto sobre a História de Macau.